AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal
Escola de Armas
Introdução
Neste texto pretendemos disponibilizar informação sobre a movimentação e manobra (drill) das unidades de cavalaria e respectiva capacidade de carga. No final fazemos uma análise sobre capacidades de combate da cavalaria.
As Unidades de Cavalaria
A Representação
A representação das unidades de cavalaria na escala de 15mm, para as regras Bataille Empire, é efectuada com o seguinte número de bases.
Para a escala está convencionado uma frente de 3cm, mas pode ser utilizada uma frente de 4cm sem qualquer incompatibilidade entre exércitos com frentes de base de dimensão diferente, ou número de figuras por base.
Isto deve-se à mecânica do jogo que não coloca as bases dos exércitos adversários em contacto em qualquer circunstância e à obrigatoriedade de as unidades estarem sempre afastadas pelo menos 0,5cm uma das outras. Desta forma existe sempre uma folga mínima para a unidades com bases de frente diferente se aproximarem e evoluírem sem qualquer restrição, ou inconveniente.
No nosso caso, e independentemente do tamanho das bases, a medida de distância é sempre 1UD = 3cm, o que está muito mais relacionado com a dimensão da mesa de jogo e a velocidade de deslocação sobre a mesa, do que com a dimensão das bases das figuras utilizadas pelos jogadores.
15mm Perry Miniatures
Organização das Unidades
Divisões
As unidades de cavalaria estão organizadas em “Regimentos” e estas inseridas em Brigadas/Divisões. No caso de jogos de 200 pontos, o corpo-de-exército pode ser organizado até um máximo de 3 Divisões. Nos jogos até 300 pontos o máximo é de 5 Divisões.
Grupos
Dentro de cada Divisão é possível organizar grupos que funcionam como sub-unidades. Os grupos permitem reunir mais do que uma unidade da mesma Divisão para diminuir o custo de comando na fase de movimento. Para se formar um grupo é necessário que as unidades estejam todas orientadas na mesma direcção, com uma tolerância máxima de 5°. No caso de um grupo que se desloca em coluna sobre uma estrada esta obrigatoriedade direcional não é obrigatória.
Para que se possa reclamar a manutenção de um grupo é necessário que as unidades estejam no máximo afastadas de umas das outras 2UD. Os grupos têm de ser da mesma categoria: infantaria ou cavalaria, sendo que a artilharia a pé só faz grupo com a infantaria e a artilharia a cavalo faz grupo com todo o tipo de unidades.
Dependendo da doutrina de cada exército, as formações a que as unidades podem executar são diferentes, mas quando em grupo todas as unidades têm de ter a mesma formação (todas em linha ou todas em coluna), excepto se todas as unidades que formam o grupo têm a doutrina ordem mista.
As unidades desformadas (desorganizadas) não podem ser integradas, ou mantidas num grupo e têm de se mover individualmente.
As unidades em grupo não são obrigadas a cumprir o seu movimento máximo, mas podem mover-se de acordo com o seu movimento desde que no final mantenham a coerência do grupo.
Características das Unidades de Cavalaria
As unidades de cavalaria podem estar equipadas com vários tipos de armamento, como por exemplo a utilização de lança ou de couraça.
Moral e Estatuto
A combinação de dois valores, estatuto e nível, são referidos genericamente como o moral e este é uma característica da unidade. O estatuto define a reputação da unidade. Estes são cinco: guarda, elite, linha, milícia e irregulares. O nível define a resiliência da unidade e está definida numa escala de 1 a 6.
O moral é importante para comparação com outras unidades. Através da escala apresentada na tabela anterior e sempre que existir uma diferença de moral, existe vantagem para a unidade com moral superior.
Quando se compara o moral entre unidades inimigas, primeiro compara-se o nível (1-2-3-4-5-6) e a unidade de nível superior recebe um bónus de +1 por cada grau de diferença. Se ambas as unidades apresentarem o mesmo nível, então verifica-se o estatuto e se forem diferentes a unidade com estatuto superior recebe um bónus de +1 por cada grau de diferença.
Exemplos:
Uma unidade com E4 contra uma unidade L2; a unidade com E4 tem um bónus de +2;
Uma unidade com L4 contra uma unidade M1; a unidade com L4 recebe um bónus de +3;
Uma unidade com L3 contra uma unidade L2; a unidade com L3 recebe um bónus de +1;
Uma unidade com E4 contra uma unidade L4; a unidade com E4 recebe um bónus de +1;
As duas vantagens não são acumulativas. Se o nível de moral é diferente é essa diferença de escala que conta. Se o nível de moral é igual é o estatuto que conta.
Classe de Manobra
A classe de manobra é a capacidade de uma unidade mudar de formação, de linha ara coluna, ou de coluna para linha no cado da cavalaria, ou no caso da artilharia refere a velocidade de atrelar e desatrelar as peças do trem.
Valor de Coesão
A coesão é uma forma de representar a alteração da capacidade de combate de uma unidade ao longo do combate, reflectindo a fadiga, as perdas, a degradação de moral e a redução da sua eficácia em combate e tiro.
Cada unidade tem em geral um valor de coesão entre 1 e 6 pontos, mas este valor pode ser alterado no caso de a unidade ser de elite (E), ou de guarda (G) com um bónus de +1 de coesão, ou penalizada com -1 de coesão se for milícia (M), ou irregular (I). No entanto isto não se aplica às unidades de artilharia.
Conforme as unidades vão tendo perdas de coesão, não se retiram bases da mesa de jogo, mas sim assinala-se com marcadores colocados junto da respectiva unidade, com o valor das perdas. Esses marcadores representam uma perda, uma atrição (meia perda), ou o somatório das perdas e atrições recebidas durante o jogo.
As atrições não têm influência sobre a capacidade das unidades, mas as perdas implicam uma penalização de -1 no combate e no moral, por cada perda acumulada.
Estado de uma Unidade
Em Ordem (organizada)
Uma unidade está em ordem quando está organizada numa formação concreta (ex. linha, coluna). Esta é a situação inicial de todas as unidades quando começa o jogo.
Em Desordem (desorganizada)
Uma unidade está temporariamente desorganizada. Nesta situação dá ao inimigo um bónus de +2 na carga e tem uma penalização de -1 no teste de moral.
Derrotada (eliminada)
Uma unidade é derrotada quando perde todos os seus pontos de coesão, ou directamente em resultado de um combate. Neste caso a unidade é retirada da mesa de jogo.
Doutrinas Tácticas
A doutrina táctica corresponde às formações que as unidades de infantaria podem utilizar. Estas variam de nacionalidade para nacionalidade para a infantaria, o que não acontece para a cavalaria e artilharia.
Isto significa que dentro do mesmo corpo-de-exército ou divisão, grupos diferentes podem assumir doutrinas tácticas diferentes em face das unidades que as compõem. Para a cavalaria, seja qual for a nação, os grupos podem ter diferentes doutrinas/formações dentro da mesma Divisão, mas dentro de cada grupo as unidades têm de estar toas em coluna, ou em linha.
Grupos
Para formar um grupo as unidades têm de pertencer todas à mesma Divisão.
Em grupo as unidades podem estar distanciadas no máximo 2UD de cada uma, mas todas têm de ter a mesma orientação, refira-se uma pequena tolerância até 5 graus.
A cavalaria só pode formar grupo com cavalaria, ou artilharia a cavalo. Todas as unidades de cavalaria têm de apresentar a mesma formação, em linha ou em coluna, dentro do mesmo grupo.
As unidades desorganizadas não podem fazer parte de um grupo e têm de ser desassociadas do mesmo, pelo qual movem independentemente.
Capacidades Especiais
Dimensão da Unidade
As unidades de cavalaria com grande dimensão são representadas por 3 bases. As unidades de grande dimensão têm um bónus de +1 no combate, mesmo se estiver desorganizada.
As unidades de pequena dimensão são representadas 1 bases. Estas unidades têm uma penalização de -1 no combate, mesmo se estiver desorganizada.
Impetuosidade
As unidades impetuosas são obrigadas a lançar uma perseguição depois de uma vitória. Não podem parar a sua carga e gastam 2PC para reorganizar. Também não pode automaticamente recuar para se reorganizar.
Elan
São unidades com grande capacidade de combate e experiência em cargas à baioneta. A unidade tem um bónus de +1 na carga, ou na contra-carga.
Tenacidade
São unidades com grande capacidade de combate e experiência e uma alta determinação para o combate. Têm um bónus de +1 em combate, mas apenas se aplica se as unidades estiverem a combater de frente.
Formações
Formação em Linha
A formação em linha é uma formação que maximiza o efeito de combate da cavalaria (+1) contra uma coluna de cavalaria. A unidade desloca-se mais lentamente que em coluna, mas é mais eficiente na carga contra cavalaria.
Formação em Coluna
Uma unidade em coluna desloca-se mais depressa que uma unidade em linha, mas é mais vulnerável ao fogo de artilharia.
Introduzir texto
Introduzir texto
Download Q-REF 2019