background

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

Escola de Armas

Nesta secção propomo-nos a ensinar as regras Bataille Empire de forma que um jogador esteja habilitado a executar todas as tarefas de comando e operacionais que um exército em batalha necessita de executar.


Para tal propomos uma aprendizagem dividida em escolas, de modo a explicar as regras de cada uma das armas como podem ser utilizadas no campo de batalha.


Cada ciclo de aprendizagem é acompanhado por exemplos explicativos.

Home

Napoleónicos

Bataille Empire e os ciclo de aprendizagem

Regras

Instrução Básica

Escola de Infantaria

Escola de Cavalaria

Escola de Artilharia

Escola de Engenharia

Escola de Oficiais

O primeiro ponto e um dos mais importantes é a quase nula necessidade de um jogador alterar o baseamento das figuras dos seus exércitos napoleónicos para poder migrar de umas outras quaisquer regras (ex. Shako) para as regras Bataille Empire.


A unidades de infantaria nas regras Bataille Empire (BE) podem ser colocadas na mesa de jogo com frente de 3cm e de 4cm sem qualquer problema, uma vez que durante o jogo e em todas as situações, as unidades inimigas nunca têm de se conformar frente a frente em contacto.


Durante o jogo o contacto é simulado com a aproximação das unidades a 1cm de distância após uma declaração de carga e quando esta circunstância táctica não se verifica, as unidades inimigas também não se podem aproximar a menos de 3cm (uma unidade de distância).


Outra situação a favor de não ser necessário alterar o baseamento de unidades com 4cm de frente é que dentro de um exército, as suas unidades não podem estar encostadas e deve ser sempre respeitado um intervalo entre estas.  Na prática verifica-se que a distância óptima entre unidades amigas é de 3cm, por forma a facilitar movimentos de manobra, como se verificará durante o processo de formação nas Escolas de Armas.

Outra situação, que é da maior relevância, é que as regras são muito práticas e fáceis de utilizar na recriação de cenários, existindo um conjunto de adicionais que facilitam a transposição das forças históricas presentes numa batalha, para as construções de unidades de combate de simulação para uma mesa de jogo.


Se bem que as regras tenham sido construídas com um intuito de criar condições para o desenvolvimento de torneios, daí o sistema de pontuação associado, em nada se pode pensar que existem limitações para o desenho  de um qualquer cenário de jogo.


A AJSP já testou vários cenários, reconstituições históricas de batalhas, ou sectores de batalhas, que após uma conversão das tropas na mesa se verificava um total aproximando de 200 pontos para cada um dos lados, correspondendo esta “dimensão” a jogos de aproximadamente 2 horas (8 jogadas).


As regras Bataille Empire primam por permitirem que os jogos sejam dinâmicos e que cada turno seja relativamente rápido, após ultrapassada a parte inicial da curva de aprendizagem.


As regras Bataille Empire dão uma nova oportunidade aos nossos velhos exércitos para voltarem às mesas de jogo.


(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)
(placeholder)