background

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

Vantagens de ser associado

Home

VANTAGENS

DO ASSOCIADO

Qual o futuro dos clubes de jogos após se regressar em 2022 de um período de 12 meses de severas restrições e o fim do COVID-19?

Certamente que será auspicioso. Os jogadores estiveram retidos, mas não deixaram de comunicar.

Qual a outra face da moeda?

Os jogadores transformaram-se em pintores e criaram novos exércitos.

E agora?

Vamos todos regressar e retornar às tertúlias de jogos com novas estratégias e tácticas, mais uma vez vamos conviver.


Os benefícios pessoais dos jogos de simulação (Wargames)


Acima de tudo é a sensação de “véspera da noite de Natal”, que se tem no dia anterior a um jogo. Mentalmente os jogadores percorrem as hipóteses de jogo, numa frenética construção dos seus exércitos.


A reflexão obcecada do estudo dos pontos fracos e fortes dos seus exércitos, sobre a disposição do terreno e as estratégias a utilizar, levam o jogo a um patamar muito para além do momento que que defrontam o opositor na mesa de jogo.


São inúmeras as horas despendidas a pintar figuras e modelos e de leitura de passagens históricas, que completam a actividade dos jogos de simulação, convertendo a actividade lúdica num escape para o stress laboral.


As experiências sociais dos jogos de mesa superam em muito o isolacionismo que os videojogos nos trouxeram. É bom experimentar as novas tecnologias, mas no final do dia nada supera os jogos de simulação numa mesa e em frente a uma outra pessoa.