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AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

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Wings of War/Glory - Reconhecimento

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Aviões de dois lugares


Os aviões de dois lugares podem ser utilizados no jogo em cenários muito variados, tal como: missões de reconhecimento, bombardeamento, salvamento, etc.


No entanto têm algumas regras que os distinguem dos caças. Todos estes aviões são menos manobráveis (existem excepções) e não têm a carpa Immelmann, o que lhes limita a possibilidade de fazer algumas manobras que os puros caças conseguem. No entanto, têm a vantagem de terem mais que um arco de tiro.  


Segundo Arco de Fogo


A maioria dos aviões de dois lugares tem duas letras vermelhas diferentes na sua base: a primeira é para a metralhadora frontal e a segunda é para a metralhadora retaguarda. Alguns têm apenas uma letra para a metralhadora de retaguarda e nenhuma para a metralhadora frontal.


O artilheiro (apontador/observador) da retaguarda segue as regras normais de tiro, mas usa o arco na parte traseira da base do avião.


Os aviões de dois lugares com dois arcos de tiro podem disparar sobre dois alvos diferentes em cada fase de manobra. Um alvo deve estar no arco frontal de fogo, como para os caças, o outro alvo deve estar no arco traseiro.


Se um avião de dois lugares sofrer um dano especial de “Armas Encravadas”, apenas as armas do arco que estavam a disparar sobrem este dano especial.


Zona cega para armas traseiras (Blind Spots)

Esta regra vai adicionar mais realismo à utilização de metralhadores secundárias em aviões, uma vez que ao contrário das metralhadoras frontais o seu arco de tiro está sempre visível, no caso das metralhadoras secundárias têm problemas de terem zonas sobre as quais não podem disparar em certas circunstâncias, para não causarem danos no próprio avião.


A regra de zonas cegas (blind spots) aplica-se a aviões com uma, ou mais, metralhadoras secundárias.

A metralhadora traseira de aviões de dois lugares tem uma zona cego (blind spot) logo na parte de trás na zona da cauda.


Para calcular a zona cega (blind spot) usa-se a régua para ligar os pontos centrais do avião de dois lugares com o centro do avião alvo dentro do arco de tiro da metralhadora traseira.


Se a régua passar dentro do lado traseiro da base do avião de dois lugares e se a régua tocar qualquer ponto da base do avião alvo dentro da sua primeira metade (short range), o disparo não é possível porque o alvo está tapado pela cauda do seu próprio avião (blind spot).


Ao se usar as regras de altitude, a zona cega (blind spot) só é efetiva contra alvos na mesma altitude, ou em altitude menor. Se o alvo estiver em um nível mais alto não há zona cega.


Regra especial para Roland C.II


O Roland C.II alemão tem metralhadoras traseiras mais altas que podem ser giradas 360°.


Neste caso é utilizado arco de rito para alvos à mesma, ou menor altitude com a regra de zona cega (blind spot), mas ignora esta restrição para alvos a uma altitude superior.


Apontar consecutivo (Aim)


Quando um avião dispara sucessivamente sobre o mesmo alvo inimigo (várias fases de tiro seguidas), este consegue disparar com mais precisão.


A partir da segunda fase de disparos consecutivos, mesmo de um turno para o outro, todos os resultados que causam dano, recebem um dano adicional de “+1”. No entanto, zero danos continua a ser considerado como zero.


No caso dos aviões de dois lugares  o apontar consecutivo (Aim) é restrito a metralhadora que faz fogo e não ao avião. Quando se faz fogo sobre um mesmo alvo, dentro do mesmo arco de tiro, e pela mesma metralhadora tem-se a vantagem de um apontar consecutivo.


Quando um avião dispara consecutivamente sobre o mesmo alvo, mas a partir de metralhadoras diferentes não ganha o bónus de apontar consecutivamente com a mesma peça (Aim).

Oservador/apontador ferido

No caso dos aviões monolugares (caças) o dano especial de tripulante ferido é sempre referente ao piloto.

Para os aviões monolugares, quando se recebe um dano especial ”piloto/observador” (tripulação atingida) este ferimento é sempre aplicado ao piloto. Se um mesmo avião levar um segundo efeito especial de “piloto ferido”, o piloto é eliminado e o avião cai por terra.

No caso dos aviões com dois tripulantes (piloto e observador/apontador), como no caso dos aviões de reconhecimento com dois lugares, o efeito especial (piloto/observador) pode afectar um qualquer destes tripulantes.

Se o dano principal for de 3 pontos, o efeito especial “Piloto/Observador” é aplicado ao piloto, outro valor é aplicado ao observador. Se um mesmo avião levar um segundo efeito especial “piloto/observador”, com dano principal de 3 pontos o piloto é eliminado e o avião cai por terra, se aplicado ao observador/artilheiro este é eliminado.

Um piloto ferido não pode disparar as armas frontais, quando numa fase utiliza uma carta de manobra complexa (losango) excepto descida simoles de 1 nível (dive), num turno em que executa um Immelmann, um Split-S, Overdive (2 níveis) ou um Barrel-Roll. v

Aplica-se tanto ao piloto, como ao observador/artilheiro, no caso  de se receber o dano especial “metralhadoras encravadas” estes levam mais tempo a desencravar: estas ficam encravadas durante as quatro fases seguintes, em vez das normais três fases (4 fichas de metralhadora encravada).