BorodinoBig Game 2012

Clique para Ampliar

A estratégia dos Franceses consiste assaltar a zona da aldeia de Utitsa à esquerda da Defesa Russa enquanto fustiga os redutos Russos para finalmente fazer uma manobra de envolvência pelos flancos.
Do Seu lado os Russos irão atacar na zona de Borodino para forçar a alocação de reservas francesas , enquanto procuram fazer o máximo de baixas atravês do tiro concentrado das suas baterias.

Os generais Franceses da Esquerda para a direita:
Paulo Barreiro, Jorge Neto e Filipe Martins e à direita, em plano principal o Pedro Nunes.

Os generais aliados, mais ao fundo e da esquerda para a direita:
Eduardo Santo, Delfim Marques e José Correia.

Os Russos prontos a assaltar Borodino para manter a ofensiva francesa o mais longe possível da linha de defesa Russa.

Nos arredores de Borodino a cavalaria Russa lança-se sobre os franceses para atrasar o seu avanço.

Na zona das flechas os Russos esperam pacientemente pelo avanço francês.

No grande reduto os Russos aguardam a saída dos franceses do bosque para iniciar o tiro de bateria.

Na zona do grande reduto, os franceses optam por ficar no bosque e concentrar a sua artilharia sobre as divisões Russas em cima do monte

Junto à aldeia de Utitza o General Poniatowsky avança a passo acelerado.

Os cossacos lançam-se sobre a infantaria polaca, no entanto o ato de valentia da cavalaria das stepes irá levar à quebra do primeiro regimento Russo.

Os dragoes Russos lançam-se monte abaixo sobre a cavalaria francesa. Apesar de compsta por tropas de menor qualidade o peso do número do lado dos franceses fá-los levar a melhor forçando os dragões a retirar.

Os franceses evitam o assalto frontal às flechas preferindo uma manobra de envolvimento pela floresta. Os Russos respondem lançando a sua elite de grenadeiros pela floresta a dentro.

Após as inúmeras baixas do lado dos Russos fruto do martelar da artilharia francesa. Os Russos optam para passar ao ataque e lançam as suas divisões a partir do grande reduto, eliminando dessa forma a artilharia francesa.

Fortes os Polacos conquistam o primeiro objetivo junto à aldeia de Utitsa

A cavalaria Westfalia carrega a divisão de milicianos Russos levando a que as divisões Russas em Utitsa acabem cercadas.

A única vitória do dia para os Franceses, cercados os Russos rendem-se cedendo ao general polaco 3 objetivos.

Após a perda de centenas de homens para cada lado, imensos avanços e recuos, ao por do sol, a aldeia de Borodino continua a ser discutida.

O Dia não foi do Franceses. O general Poniatowsky foi o único que conseguiu cumprir objetivos.

Apesar de terem perdidos muitos homens a estrategia dos Russos surtiu efeito, à excepção de Utitsa conseguiram manter o conflito longe das suas linhas de defesa mais recuadas.

Esta noite napoleão não dormira em Moscovo!

Na fase final do jogo os Russos decidem que Utitsa está perdida e reforçam a zona das flechas e do grande Reduto conseguindo manter os Franceses longe dos objetivos.

Kutuzov e Barclay de Tolly hoje levaram a melhor a Bonaparte.

Clique para Ampliar