background

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

Cenários

Home

ACW

« Por amor de Deus, rapazes, salvem a bateria !

Vocês nunca fugiram, e eu sei que não fugirão agora.

Vocês salvam a bateria ? “

Brig. Gen. Stephen Burbridge



A abertura do rio Mississippi no verão de 1863 também abriu novas oportunidades estratégicas para o Norte. Washington reforçou o Major General Nathaniel Banks com o 13º Corpo de Exército e ordenou que se dirigisse para o Texas. Esperando evitar uma marcha por terra, Banks optou por mover-se por mar contra Houston, via o rio Sabine. Infelizmente para os planos da União a expedição foi forçada a recuar em Sabine Pass a 8 de Setembro por uma heroica defesa da companhia do Texas de artilharia pesada.


O regresso da expedição ao Texas deixou Banks sem opções senão avançar por terra. Em princípios de Outubro os Federais saíram de Bisland com seis divisões sob o comando do Major General William Franklin. Para se opor a estas tropas o Major General Confederado Richard Taaylor podia inicialmente juntar uma brigada de infantaria e duas de cavalaria. A chegada da divisão de Walker adicionou mais três brigadas para o pequeno exército rebelde, estes só podiam contar em empatar o avanço das forças da União.

Esse avanço era cada vez mais lento, deliberadamente. Pelos finais de Outubro os Nortistas fizeram um stop em Opelousas. Forçado a dispersar as suas forças para lhes permitir viver da terra, Franklin começou a ponderar numa retirada. Vendo a sua oportunidade, Taylor ordenou um ataque à isolada brigada Federal acampada nas margens do Bayou Borbeau. O Brigadeiro General Tom Green chamou imediatamente a pequena brigada de infantaria do Coronel Oran Roberts para reforçar a sua cavalaria e cair sobre os Nortistas a 3 de Novembro.


O ataque Confederado provou-se devastador, forçando os Federais a retirar para além de Bayou antes que reforços pudessem deter a impetuosidade das forças rebeldes. Mais importante, no entanto, foi a subsequente decisão de Franklin em abandonar a campanha e retornar através do rio Teche.

Baixas da União no combate foram de 25 mortos, 129 feridos e 562 capturados. As baixas Confederadas foram de 22 mortos, 103 feridos e 55 perdidos.

O jogo


O jogo começa às 12 horas e termina às 15.30, representando cada jogada 10 minutos o jogo terá 21 jogadas. A captura do acampamento Federal apresenta-se como uma irresistível tentação para os rebeldes. Para reflectir isto sempre que uma unidade Confederada mover a 5 cm do acampamento fica automaticamente em desordem enquanto as tropas deixam as fileiras para saquear. Nesta condição só respondem a ataques em formação skirmish e terão que retirar se carregados por uma unidade nortista. Considera-se o acampamento destruído se as forças Confederadas permanecerem no acampamento por 6 jogadas.


Posições


As posições iniciais são como se indica no mapa. A cavalaria Federal começa montada. Os reforços Federais, consistindo no general Wahsburn e na brigada de Slack´s, chega em coluna no ponto C às 13. 30 ( 9ª jogada ). Às 12. 30 ( 3ª jogada ) A cavalaria de Bagby's acompanhada da artilharia Confederada entra em qualquer ponto escolhido da zona A.


Terreno


Considera-se o rio como broken ground tendo passagem em qualquer ponto. As cercas mostradas no mapa são de construção substancial sendo consideradas soft cover. Um regimento pode ocupar uma casa com 5 figuras por cada lado.


Condições de vitória


Os rebeldes têm que destruir o campo Federal em Bayou Bourbeau. Para vencerem terão de infligir 60% de casualidades nas forças da União que estão apontadas inicialmente no mapa. Os Nortistas têm que impedir isto e estar na posse do acampamento em número superior de jogadas do que os Confederados.


Ordem de batalha


Confederados


( dispostos no campo )

Brigada de infantaria de Robert´s

Coronel Oran Roberts 11 Tex.

20 figuras, experimentados

15 Tex. 20 figuras, experimentados

18 Tex. 20 figuras, experimentados

13 Tex. 20 figuras, experimentados


( a entrar na 3ª jogada )

Comando da Divisão de Cavalaria

Brigadeiro General Thomas GreenBrigada de Bagby

Coronel Arthur Bagby

4 Tex. 20 figuras, experimentados

5 Tex. 20 figuras, experimentados

13 Tex. 20 figuras, eliteArtilharia

Morse's horse artilhary, 12 pdr Napolean Smooth-bore


União


( a entrar na 9ª jogada )

Comando da 3ª divisão, 13º Corpo de Exército

Major General Cadwallader Washburn

Primeira brigada

Coronel James Slack

47 Ind. 16 figuras, experimentados

28 Ia. 20 figuras, experimentados

56 Oh, 16 figuras, experimentados


( dispostos no campo )

Segunda Brigada

Coronel Richard Owen

23 Wis. 20 figuras, elite

60 Ind. 16 figuras, experimentados

67 Ind. 16 figuras, recrutas

83 Oh. 16 figuras, experimentados

Primeira brigada, Divisão de cavalaria

Coronel John Fonda

1 st La. 20 figuras, recrutas

14 N.Y. 20 figuras, experimentados

Artilharia

17 Oh. Bta , 12 pdr Napolean Smoth-bore


Armamento


Todas as unidades de infantaria estão equipadas com espingardas Springfield, as unidades de cavalaria estão equipadas com a carabina Enfield. 2 dos regimentos de cavalaria Confederada e a cavalaria Nortista têm pistolas, sabres e espingardas, tendo o restante regimento. Confederado apenas pistolas e espingarda.


Comentário ao jogo decorrido


Neste cenário a missão das forças Federais era a de atrasarem o mais possível o avanço das forças Confederadas até à chegada dos seus próprios reforços, a fim de equilibrar o número de forças presentes. Missão esta que se afigurava bastante difícil já que o avanço dos quatro regimentos da infantaria Confederada na ala esquerda não tinha oposição à altura e a entrada da cavalaria Confederada no flanco direito dispersava irremediavelmente as forças da União.


A cavalaria Federal pouco conseguiu contra a sua rival e após mêlée frente ao campo Federal esta deixou de ser uma arma a ter em consideração. Foi um jogo em que o objectivo foi rapidamente alcançado com o desbaratamento de um regimento de Winsconsing, que tentou uma manobra de evasão frente à carga lateral da cavalaria Confederada.


Recomenda-se a redução das forças Confederadas para este cenário assim como uma restrição aos pontos de entrada da cavalaria Sulista, dificultando as suas operações, de modo a tornar o jogo mais equilibrado.


Carlos Diniz  (Maio 2005)


FIRST BULL RUN ( FIRST MANASSAS ) 21 Julho de 1861 – Virgínia


Durante os primeiros meses da guerra foi exercida pressão política sobre o comandante da União Irvin McDowell para avançar rapidamente, defrontar o inimigo e acabar com a rebelião.


Na mente de McDowell estava também presente o facto de que muitas das suas tropas eram voluntários por três meses, cujo enlistamento brevemente expirava, deixando-o sem uma força suficiente para confrontar os Confederados.


Marchando de Washington a 16 de Julho, McDowell tinha o plano de flanquear as defesas Rebeldes em Bull Run. As suas colunas saíram de Centreville, a norte das linhas Sulistas, a 21 de Julho.


Por outro lado, os Confederados dispuseram o seu exército a cobrir as várias passagens existentes no rio Bull Run.


Simultaneamente, cientes da aproximação das forças Federais, os Confederados desencadearam um movimento estratégico por comboio, a primeira utilização deste género dos caminhos de ferro na história militar, trazendo de Este as suas forças estacionadas em Shenandoah para reforçar as tropas dispostas atrás do rio Bull Run.


O jogo


A acção começa às 9.30 e termina ás 17 horas. Representando cada jogada meia hora, o jogo terá 15 jogadas.


Disposição


Federais :


A brigada de Burnside está disposta em campo com a 5th U.S. Art.

a brigada de Porter entra em coluna no ponto A.

2ª jogada brigada de Franklin no ponto A.

3ª jogada brigada de Willcox + artilharia no ponto A.

5ª jogada brigada de Sherman no ponto B.

6ª jogada brigada de Keyes no ponto B.


Confederados :


As brigadas de Bartow e Bee estão dispostas em campo com a Imboden Va. Art. e Beckam Va. Art.

2ª jogada brigada de Jackson + Rockbridge Va. Art. e Alburtis Va. Art. no ponto C.

3ª jogada 1st Virgínia Cav. No ponto D.

4ª jogada Loudan Va. Art. + brigada de Cocke no ponto C.

6ª jogada brigada de Kershaw + Kemper´s Va. Bty no ponto D.

10ª jogada brigada de Early no ponto D.


Terreno


As florestas são abertas; Young´s Branch é transponível em qualquer ponto reduzindo ¼ de velocidade; as casas são de madeira podendo comportar um regimento, dispondo 8 figuras por face; as vedações de madeira ou musgo são soft cover civil; os montes permitem observar para além das florestas.


Condições de Vitória


Os Federais devem expulsar os Confederados de Henry Hill, o que quer dizer que devem ter mais regimentos na montanha do que os Rebeldes no final do jogo.


(Maio 2009)


BAYOU BOURBEAU, 3 Novembro 1863, Louisiana

FIRST BULL RUN ( FIRST MANASSAS ) 21 Julho de 1861 – Virgínia


(placeholder)
(placeholder)

ACW

American Civil War

BAYOU BOURBEAU, 3 Novembro 1863, Louisiana

FIRST BULL RUN ( FIRST MANASSAS )

21 Julho de 1861 – Virgínia