AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal
Artigos
Guerra Civil Americana (ACW)
No passado dia 11 de Janeiro um velho trio de amigos dos Jogos de Guerra com figuras, juntou-se para fazer algo certamente muito pouco visto em Portugal – Um jogo de Guerra Civil Americana.
José Eduardo, o Carlos Diniz e eu próprio, já tínhamos jogado este período há mais de 20 anos com as velhinhas figuras da AIRFIX, utilizando também umas regras do Terry Wise publicadas num manual também da AIRFIX.
Passado este tempo todo, o Carlos Diniz que sempre teve este período dos Jogos de Guerra como o seu preferido, resolveu lançar o desafio e preparou-nos um cenário para voltarmos a relembrar os bons momentos do passado.
A Guerra Civil Americana, também conhecida por Guerra da Secessão dos Estados Confederados do Sul deu-se entre 1861 e 1865. Nos dois exércitos em confronto pertencentes ao Carlos Diniz foram usadas figuras de 20mm da AIRFIX, ESCI, REVEL e IMEX.
As unidades base destas regras são o Regimento, tendo cada a seguinte constituição: Nortistas entre 14 e 20 figuras e Sulistas 20 figuras. As unidades de Infantaria são baseadas em bases duplas ou simples de forma a facilitar o destacamento de figuras para formações abertas em escaramuça. A Cavalaria é baseada em bases individuais, devido não só à sua utilização em formação aberta como também à particularidade de os combates serem efectuados individualmente.
O sistema de jogo é rápido e fácil não sendo, no entanto, aconselhadas para grandes batalhas, devido ao sistema moroso de mover grandes quantidades de figuras a nível individual.
No próximo mês o Diniz, comprometeu-se já a preparar-nos outro cenário deste período. Ficamos a aguardar bem como a possibilidade de termos novos adeptos que queiram experimentar jogar aquela que é considerada a primeira Guerra Moderna, (foram utilizadas pela primeira vez, armas de repetição, o telégrafo como meio de comunicação e o comboio como meio de transporte rápido de grandes quantidades de tropas). A introdução destas tecnologias veio revolucionar por completo a forma de fazer a Guerra, como já antes a introdução do Mosquete o havia feito.
No entanto não nos vamos ficar por aqui e na forja, provavelmente no segundo semestre deste ano, está a utilização de outras regras que nos permitirão recriar as grandes batalhas da Guerra Civil Americana – FIRE & FURY. Fica aqui assim lançado, o desafio a todos aqueles que desejem experimentar este período e ainda tenham lá por casa as velhinhas figuras de plástico, que percam algum tempo a pintá-las e se juntem a nós.
José Brazete (Maio 2005)
2005
ACW
American Civil War