background

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

Black Seas - The Age of Sail

Home

Cenários

Black Seas

The Age of Sail

Black Seas da Warlord Games é um jogo para mesa de guerra naval específico para a era da navegação à vela, que permite aos jogadores travarem batalhas navais durante a sua Época Dourada, de 1770 a 1830.


Utiliza navios em miniatura escala 1/700 especialmente projetados pela Warlord Games.


Tematicamente, o vento desempenha um papel muito importante no Black Seas. A direcção do vento é calculada no início de cada turno e pode mudar de turno para turno, mas nunca muito drasticamente, para que suas limitações possam ser previstas e exploradas.


A direcção de onde vem o vento dita a ordem em que os navios são activados e também a sua velocidade máxima com que os navios se podem mover, dependendo do nível das velas que estes abriram.


Os níveis da vela são rastreados com marcadores de esteira, que ficam em baixo do navio e atrás, o que adiciona outro detalhe visual ao jogo.


Regras

Manobra

Regras

Tiro

Regras

Abordagem

Bases para os Navios

Com a possibilidade de utilizar modelos de navios de outras marcas, ou produzidos em resina 3D, é fácil encontrar navios da mesma classe com dimensões diferentes, mesmo sendo todos numa escala de 1/700.


Sempre com base nas proporções apresentadas nas regras Black Seas, da Warlods Games, é necessário circunscrever um espaço mínimo envolvente em torno de um navio, para que se possa na prática determinar campos de tiro e tamanhos dos alvos.


As utilizações de bases padronizadas tornam as regras mais universais e permitem trazem para uma mesa de jogo uma variedade muito maior de opções de modelos.


Outra mais-valia é a simplificação na tiragem de medidas, base a base, incluindo uma maior simplicidade para representar a proximidade de dois navios em abordagem, lado a lado.


Neste sentido é proposto o uso das seguintes bases:


A utilização de bases com medidas um pouco superiores, seja por segurança de transporte dos modelos, ou por vontade de monstra um pequeno cenário, não devem ultrapassar em largura mais de 10mm e em comprimento 30mm, dos valores da tabela. S utilização de bases muito maiores não é impeditivo de se utilizar, mas não são práticas para manobrar sobre a mesa de jogo.


Sempre que se utilize medidas superiores às indicadas na tabela de dimensões para as bases, o jogador apenas necessita de marcar as linhas de referência nas bases, por forma a poder utilizar campos de tiro normalizados e usufruir de uma dimensão como alvo também normalizada.


1º Rate & 2º Rate (XL)


Nas regras Black Seas o navio maior é o navio de linha de 1ª classe (1ª Rate). Estes e os de 2ª classe (2ª Rate) são denominados como XL (Extra Large) e encaixam razoavelmente dentro de bases de 30x105, com a mastreação frontal um pouco fora da base.  


3ª Rate (L)


Os navios de 3ª classe (3ª Rate) cabem em bases de (30 x 90). Esta casse de navios apresenta historicamente pouca diferença entre as várias nações. Genericamente são denominados como fragatas.


4ª, 5ª & 6ª Rate (M)


Os navios de 4ª, 5ª e 6ª classe (4ª, 5ª & 6ª Rate) cabem em bases de (30 x 75). Estes são os navios de média dimensão. Tal como em todos as classes, parte da mastreação frontal fica um pouco fora da base. Isto é um compromisso entre a facilidade de tirar medidas em jogo e a protecção dos modelos.


Ver em : Trying to get my ship together, https://blog.untilsomebodylosesaneye.net/2020/10/trying-to-get-my-ship-together.html

Sem Classe (Unrated)


Esta não classe engloba uma variedade de navios que vai desde os L (Large) aos T (Tiny) e ainda um grupo especial de esquadrões, grupos de muito pequenos navios que só têm valor militar quando actuam em conjunto.


Para os tiny existem dois tipos de bases. As bases circulares de esquadrão fornecidas pelas Warlord Games com 30mm de raio para esquadrões de três gunboats, ou a construção de bases quadradas de 30x30mm para um mesmo tipo de esquadrões, mas com apenas com dois pequenos navios.


Monstros